As porcarias que as pessoas instalam em seus micros

Veja se o download que você vai fazer é realmente necessário. As pessoas têm mania de baixar tudo quanto é programa que aparece pela frente, instalar em seus micros e nunca usá-los. Se o programa não for útil e não vai ser utilizado, simplesmente não há motivo para baixá-lo e instalá-lo em seu computador.Eu fico impressionado quando algum amigo(a) ou parente me pede pra dar uma “olhadinha” no micro deles pois o mesmo está lento ou com problemas. É claro que existem pessoas que entendem mais de tecnologia e outras menos, mas um pouco de atenção é mais do que o suficiente para evitar pelo menos 80% dos problemas que encontramos na maioria dos PCs atuais. Vou tentar listar aqui algumas dicas para se evitar esses tipos de problemas:

junk

  • Veja se o download que você vai fazer é realmente necessário. As pessoas têm mania de baixar tudo quanto é programa que aparece pela frente, instalar em seus micros e nunca usá-los. Se o programa não for útil e não vai ser utilizado, simplesmente não há motivo para baixá-lo e instalá-lo em seu computador.Verifique a procedência do arquivo. Clicar na primeira opção que aparece no google, nem sempre é a melhor pedida. Veja se o site é do fabricante do software, ou algum site legítimo e confiável. Isso evita possíveis vírus, trojans, e coisas do tipo.
  • Se você já possui um bom anti-vírus (e me desculpem os adeptos ao anti-vírus “grátis” como AVG e Avast, pois eles não se enquadram nessa categoria), você não vai precisar instalar o AVG, Spyware Doctor, Ad-Aware, Windows Defender e outros softwares que fazem a mesma coisa, pois a eficácia não vai melhorar, e a performance da sua máquina vai diminuir proporcionalmente ao número de “proteções” a mais que você instalar nela. As suites de anti-vírus de mercado hoje possuem todas as proteções necessárias.
  • Pra que instalar as malditas barras de ferramentas que vêm em tudo quanto é programa? Google Toolbar, Ask, Live, MyWebSearch, Yahoo e outros tantos. Isso só faz com que o seu navegador fique mais lento, a sua máquina fique mais lenta também e pessoalmente essas barras não ajudam em nada. Quer fazer buscas sem ter que abrir o Google? Fácil, é só configurar a barra de buscas do Explorer ou Firefox para usar o Google como padrão de buscas. Assim você fica com mais espaço para ver o site na tela e com um navegador limpo e rápido.
  • Caixas de seleção, existem justamente para que você possa selecionar ou não o que vai ser instalado no seu computador. Acredito que 99% das pessoas que estão instalando qualquer software, seja um Adobe Reader ou um MSN Messenger, segue a famosa “regra” do Next-Next-Finish, sem ler absolutamente nada do que está sendo apresentado na tela. Um exemplo típico é o MSN Live Messenger que por padrão instala um monte de componentes inúteis para a grande maioria das pessoas. Não custa nada perder um minuto pra ler o que está sendo apresentado na tela e se o plug-in, software, toolbar que está selecionado por padrão não tiver utilidade pra você (e realmente não é na grande maioria dos casos), é só desmarcar a opção e pronto, você estará deixando a sua máquina mais rápida, economizando espaço em disco e evitando problemas posteriores.
  • Aplicações P2P. É claro que todos querem baixar vídeos, músicas e programas grátis na internet. Aliás, o Brasileiro adora coisas de graça 🙂 Lembre-se, a grande maioria desses softwares de compartilhamento de arquivos, como e-Mule, são um prato cheio para a disseminação de vírus. Você está copiando um programa pirata, com algum programa para destravá-lo (crack), e sem procedência alguma. Esse “crack” provavelmente vai ter algum tipo de vírus ou trojan que acabará contaminando a sua máquina. Fora isso a grande maioria dos usuários não sabem configurar o programa corretamete, o que acaba engargalando o link de internet e o usuário fica sem ter a mínima idéia porque a internet está lenta. Hoje em dia existem inúmeras opções baratas para se baixar música na internet sem esses problemas. Quanto aos softwares, infelizmente ainda são muito caros, principalmente no Brasil, apesar que o preço já está bem mais acessível do que antigamente.

E você, o que têm instalado na sua máquina?

Sobre: Marcus Trotta

Meu nome é Marcus Trotta, sou empresário e trabalho com tecnologia na área de segurança da informação. Por trabalhar nessa área, pode-se dizer que sou aficionado por tecnologia e qualquer coisa que diz respeito a internet, gadgets e afins.

Deixe uma resposta