Tendências Digitais: Onde gastamos o nosso tempo?

O tempo médio de navegação de adultos na Internet nos Estados Unidos (no Brasil não deve ser muito diferente) aumentou em cerca de 6% em 2010, subindo para 155 minutos por dia (ou cerca de 2.5 horas) de acordo com o eMarketer. Se compararmos com a TV, o qual a média é de 264 minutos por dia, a Internet ainda tem um bom caminho pela frente para se tornar a mídia onde as pessoas gastam mais tempo. Por outro lado, a TV caiu 1% (será uma tendência?).

A parte mais interessante dessa pesquisa é que os dispositivos móveis representam hoje a soma do tempo gasto em jornais e revistas JUNTOS. Ou seja, um Americano gasta cerca de 50 minutos por dia com o celular (e agora tablets também) contra 30 minutos lendo um jornal ou 20 minutos lendo uma revista. É claro que boa parte desse tempo gasto em dispositivos móveis é usado para ler notícias, etc (ainda mais com o crescimento das revistas e jornais em formato eletrônico).

Analisando a tendência, o tempo gasto em dispositivos móveis aumentou 28% em 2010, e esse número só tende a aumentar. Se analizarmos os nossos comportamentos, qual seria essa porcentagem? No meu caso, com certeza eu passo muito mais tempo na Internet do que assistindo TV, bem como em dispositivos móveis, já que faço boa parte das minhas leituras nesses tipos de dispositivos. Onde será que esses números vão parar? Ou melhor ainda, como será a nova tendência daqui alguns anos?

 

Sobre: Marcus Trotta

Meu nome é Marcus Trotta, sou empresário e trabalho com tecnologia na área de segurança da informação. Por trabalhar nessa área, pode-se dizer que sou aficionado por tecnologia e qualquer coisa que diz respeito a internet, gadgets e afins.

Deixe uma resposta