Você sabia que um Apple Watch é “mais poderoso” que um iPhone 4? Ou que um Samsung Galaxy S6 é 5 vezes mais poderoso que um PlayStation 2? Essas são algumas comparações que o site Experts Exchange fez em seu novo infográfico sobre o poder de processamento dos dispositivos mais populares.
O site resolveu comparar a velocidade de CPU, memória RAM e FLOPS de alguns dispositivos. Entretanto, vale lembrar que eles não querem dizer que um Apple Watch é “melhor” ou mais útil que o um iPhone 4, mas que simplesmente ele possui um processador melhor.
Infelizmente ainda não estamos na era dos carros voadores ou teletransporte como os filmes de ficção científica previam no passado, mas apesar de não termos chegado nessa era, a evolução tecnológica é algo espantoso nos últimos 60 anos, chegando a um aumento do poder de processamento em mais de 1 trilhão de vezes. Através da comparação dos FLOPS de cada processador (floating operations per second), as diferenças entre as arquiteturas desses processadores foram evitadas.
A Evolução dos Discos Rígidos
Em 1965, Gordon Moore (co-fundador da Intel) previu que o número de transistores em um circuito integrado iria dobrar a cada dois anos. Essa é a base da lei da Moore, e é o razão pela qual possuímos dispositivos que cabem no bolso, e que são mais poderosos do que os super computadores da década de 80, e que ocupavam salas inteiras.
Vejam na imagem abaixo como o tamanho de um disco rígido diminuiu, ao mesmo tempo que sua capacidade aumentou desde 1965.
A Evolução da Tecnologia
Um iPhone 5 possui 2.7 vezes mais poder de processamento do que um supercomputador Cray de 1985.
Ao mesmo tempo que Seymour Cray estava contribuindo no campo da ciência da computação, a Nintendo estava revolucionando o entretenimento com o seu NES (Nintendo Entertainment System) que também foi lançado em 1985. O mais interessante é que o NES possui metade do poder de processamento que o computador que levou Apollo até a lua.
Os chips continuaram a aumentar a performance, ao mesmo tempo que o tamanho foi diminuindo, permitindo inovações que os engenheiros nunca achavam que seria possível. Há 40 anos, a maioria das pessoas não acreditavam que seria possível ter acesso ilimitado a informação na palma de nossas mãos.
Vejam abaixo a comparação de um Samsung Galaxy S6 e um Playstation 2.
A pergunta que fica é: o quanto que o poder computacional evoluiu nos últimos 60 anos? É claro que os supercomputadores são mais poderosos que os computadores domésticos, mas ainda é interessante comparar e ver o quanto seria necessário para “competir” com esses gigantes da indústria.
Vejam abaixo o comparativo de um supercomputador Tianhe-2 e um Playstation 4.
Comparando o Poder de Processameto
O infográfico completo abaixo ilustra a magnitude do progresso científico em circuitos integrados.
Nota: O último item de cada gráfico foi convertido em uma escala para ficar com o valor quase zero no gráfico subsequente.
Via Experts Exchange