Esse ano o RSA Conference, conferência anual de segurança que acontece em San Francisco, me pareceu “sem graça” em relação ao ano passado. É obvio que precisamos levar em consideração o momento economico mundial, mas segundo os números divulgados houve uma queda no número de participantes em cerca de 15%. Pessoalmente, não houve nenhum dia em que o evento estivesse cheio e na quinta-feira o movimento estava muito fraco, provavelmente por conta das diversas festas patrocinadas pelos fabricantes que aconteceram na noite anterior.
Apesar da crise, nada de muitas novidades. Nenhum assunto novo pra despertar o interesse do público e os stands dos fabricantes não traziam quase nenhuma novidade, com exceção de pouquíssimas empresas. Várias empresas mostrando os mesmos velhos produtos como tokens OTP (agora mais com foco em celulares), uma quantidade impressionante de novos players no mercado de anti-spam (um mercado praticamente dominado e saturado) e outros tantos com soluções de whitelisting de aplicações (isso mesmo, whitelisting!!). Nos stands, as empresas continuam com aquelas famosas apresentações de produtos mostrando funcionalidades sem mostrar o real valor para o negócio.
Em um momento de crise como esse, praticamente ninguém estava falando em redução de custos. Acredito que esse é um dos pontos principais para qualquer empresa nesse momento, mas aparentemente nenhum fabricante esta pensando em usar essa “deixa” pra alavancar mais vendas.Vai entender …
Vamos ver se no ano que vem o evento melhora, começando pela crise e quem sabe assim as empresas comecem a inovar novamente.