A maior companhia aérea do mundo, a United Continental (fusão da United Airlines com a Continental Airlines), anunciou ontem (23/8) que substituirá as cartas de vôo tradicionais de papel pelos tablets da Apple, o iPad. Isso fará com que os pilotos deixem de carregar cerca de 17kg de papel, consolidando todas as informações necessárias dentro do tablet.
No total, a empresa distribuirá até o final desse ano, cerca de 11 mil iPads, com acesso a instruções, dados meteorológicos e cartas de navegação necessárias para um vôo. Esse já era um movimento esperado, após a FAA (Federal Aviation Administration) ter aprovado a utilização do tablet em substituição ao tradicional papel.
O app que será utilizado é o Mobile FliteDeck, da Jeppensen, uma subsidiária da Boeing que fornecerá ferramentas de navegação para ar, mar e terra.
Entre os benefícios que o uso do tablet oferece, a United estima um economia de cerca de 16 milhões de folhas de papel por ano, que por consequência representa uma economia de 1,2 milhão de litros de combustível devido a redução de peso.