Criado pelo desenvolvedor de jogos, o britânico David Braben, o Raspberry Pi é um protótipo de computador que possui o tamanho de um pendrive e deverá custar cerca de US$ 25. O dispositivo, que roda o Linux Ubuntu, possui uma porta USB e uma porta HDMI, o suficiente para você conectar um teclado (ou um hub USB) e uma HDTV.
O baixo custo do dispositivo parece ser promissor, pois com esse preço, ele será acessível a praticamente qualquer pessoa, apesar que o usuário precisará de um teclado e uma HDTV para conectá-lo. Ou seja, somente os US$ 25 pelo dispositivo não irá resolver muita coisa. O computador possui um processador ARM11 de 700Mhz e 128Mb de SDRAM, ou seja, não espere uma performance de um super computador, mas a performance é o suficiente para uma utilização básica.
Abaixo, um vídeo com uma entrevista para a BBC apresentando o dispositivo (em inglês e sem legendas):
O que você acha desse computador? Você vê utilidade nele?
O dispositivo Raspberry Pi não é suportado pela distribuição Ubuntu do Linux.
https://bugs.launchpad.net/ubuntu/+bug/848154
Pesquise antes de escrever uma matéria.
@Marson Montekuri
Marson, obrigado por apontar a falta de suporte, mas gostaria de lembrá-lo que eu sempre pesquiso antes de escrever. Segundo, o Raspberry é um PROTÓTIPO, e por isso mesmo não espere suporte tão cedo, mas isso não quer dizer que ele não funcione, vide exemplo do Hackintosh que não é suportado e funciona (com ressalvas e sem o aval da Apple, mas é operacional).
Note também que o post que você menciona é de setembro desse ano, enquanto a minha publicação é de maio (desde então eu não pesquisei mais sobre o assunto). Em nenhum momento eu mencionei que o produto estava pronto e que estava sendo comercializado.