Quem possui um perfil Facebook provavelmente notou que diversas pessoas foram marcadas em fotos (no meu perfil isso começou a acontecer no final de semana), mas quando o usuário clica na notificação para ver a foto, o que aparece é uma ilustração com a legenda “My Top 10 Stalkers” (os meu 10 maiores perseguidores), seguido de um link para que você também descubra quem estaria “bisbilhotando” no seu perfil.
Com o crescimento exponencial do Facebook, ele se tornou o principal alvo para esses tipos de golpe, uma vez que existem mais de 600 milhões de possíveis vítimas para serem exploradas. Essa não é a primeira vez que um suposto aplicativo de tipo aparece no Facebook, e não será a última. De qualquer forma, fique atento pois trata-se de um golpe onde milhares pessoas já caíram, e continuam a cair no golpe. Preste atenção também nos aplicativos que você aceita no seu perfil, pois os usuários do Facebook adoram clicar em diversos aplicativos inúteis e autorizam que os mesmos possam acessar os seus dados e publicar em seus murais.
Uma vez que você clica no aplicativo, que curiosamente recebeu o nome de “Official Profile Viewer Application” para fazer com que os usuários acreditem que esse é um aplicativo “oficial”, você verá uma janela igual a dos aplicativos convencionais, pedindo autorização para acessar as suas informações e publicar no seu mural. Cada vez que um usuário autoriza esse acesso, o golpe se propaga para sua lista de amigos e assim sucessivamente.
Se você caiu nesse golpe, assista o vídeo abaixo (em inglês) da Sophos, empresa especializada em segurança, que explica como remover o aplicativos do seu perfil, ou siga os passos abaixo:
- Clique em Conta
- Clique em Configuração de Privacidade
- Clique em Edite suas Configurações, abaixo de Aplicativos e Sites
- Clique em Editar Configurações, na opção Aplicativos que você usa
- Clique no X ao lado do aplicativo “Official Profile Viewer” e qualquer outro aplicativo que você não queira que tenha acesso ao seu perfil e que possa escrever no seu mural