Atualmente existem mais de 300 mil apps para iPhone (iOS) e outros 200 mil apps para Android. Apesar dos usuários possuirem uma enorme variedade de apps para comprar e/ou instalar em seus dispositivos, existe um enorme número de apps inúteis e de baixa qualidade também.
De acordo com um estudo realizado por uma empresa de software chamada Localytics, 26% dos apps instalados nos dispositívos são utilizados somente uma vez após a instalação.
Utilizando uma ferramenta de análise em tempo-real, a Localytics compilou os dados do ano de 2010 em milhares de apps de usuários de iPhone, Android, iPad, BlackBerry e Windows 7.
Se os usuários não abrissem os apps uma segunda vez antes de 26 de janeiro de 2011, os respectivos apps seriam contabilizados como se tivessem sido utilizados somente uma vez, o que explica um maior número maior de apps que só foram utilizados uma vez no último trimestre de 2010.
É interessante ressaltar que muitos de nós (inclusive eu) fazemos o download de vários apps grátis pra ver se o app realmente serve para alguma coisa, e após percebermos que não serve, acabamos ou desinstalando o mesmo ou simplesmente esquecendo o app instalado no dispositivo. Outro ponto importante é para que os desenvolvedores evitem esses problemas e desenvolvam apps interessantes, funcionais e relevantes, para que os usuários não fiquem perdidos no excesso de apps para escolher, o que acontece hoje e a tendência é só piorar.