Um novo golpe está se espalhando no Facebook, se aproveitando da curiosidade das pessoas, já que o aplicativo malicioso promete informar o número de visitas que o seu perfil no Facebook teve. Milhares de usuários já foram enganados clicando nessas mensagens, por isso vejam abaixo como funciona a fraude.
Cada vez que o número do “views” (visualizações) é apresentado ele muda e existe um grande número de links sendo utilizado, porém TODOS eles redirecionam para aplicações maliciosas que irão enganar os usuários para que eles permitam que essas aplicações acessem o seu perfil e página no Facebook:
Assim que você clicar em “allow” ou “permitir”, os scammers terão acesso ao seu perfil e serão capazes de postar mensagens que serão visualizadas pelos seus amigos.
A curiosidade humana é um dos fatores que mais levam as pessoas a clicarem onde não devem na Internet, e é óbvio que grande parte das pessoas gostariam de saber quantas vezes o seu perfil foi acessado (funcionalidade que existe no Orkut por exemplo). Porém a aplicação está simplesmente utilizando números aleatórios. Os seus amigos estarão vendo um post que supostamente “você” escreveu mostrando o número de visualizações no seu perfil, gerando curiosidade para que eles cliquem também e assim sucessivamente, gerando um efeito viral muito rápido da fraude via Facebook. Ou seja, NÃO CLIQUEM no link.
Baseado em um perfil recém-criado e sem nenhum amigo, a aplicação indicou que o perfil havia sido visualizado mais de 3.000 vezes, ou seja, impossível. Você pode estar imaginando, qual o problema nisso tudo? O link redireciona os usuários para uma pesquisa e é assim que os scammers ganham dinheiro, através de cada pesquisa preenchida.
Caso você tenha clicado no link, você precisará remover a aplicação entrando em Conta -> Configurações de Privacidade -> Aplicativos e Sites (Editar Configurações). Selecione o aplicativo True Story e mande remover. Após isso, entre no seu mural e remova TODOS os posts que a aplicação postou no seu perfil.
Lembrem-se, não cliquem em algo que vocês não tenham certeza que é legítimo, principalmente se esse e-mail ou post no Facebook estiver oferecendo algo “milagroso”. Essa é a regra número 1 para se manter seguro e protegido na Internet.
Que lega, minha namorada querendo dar uma de espiã da minha vida acabou caindo nessa!!! Você não deviam ensinar com tirar, ela iria morrer!!!KKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKK….