Pelo que sabemos a evolução tecnológica em armazenamento de dados, saindo do armazenamento de discos rígidos com componentes móveis (os famosos HD’s) para os discos sem partes móveis (SSD, solid state drive) é inevitável. Os únicos inconvenientes hoje em dia são performance e preço. Eu tenho um notebook que possui 2 HD’s, sendo um SSD e outro normal, e a performance do SSD deixa muito a desejar. Tá certo que o meu notebook faz parte do primeiro lote de SSD’s do mercado.
Entretanto isso está mudando e a Corsair está puxando a fila nesse mercado, anunciando 3 novos modelos de SSD com velocidades impressionantes. Os 3 modelos são de 32GB, 64Gb e 128Gb (eu não sei o motivo de ainda fabricarem HD’s ou SSD’s com 32Gb e 64Gb sendo que cada dia que se passa “precisamos” de mais e mais espaço). Tamanhos a parte, a grande novidade aqui é a velocidade que fica na casa de 170 mb/seg para escrita e 230 mb/seg para leitura, algo geralmente encontrado em arrays.
O preço? Eu não sei ainda, mas acredito que o modelo de 128Gb vai ficar acima de US$ 1,000 se usarmos como referência o site da Sony que ao montar um notebook e fizermos a substituição de um HD SATA de 120Gb por um SSD de 128Gb precisamos desembolsar US$ 650.00 a mais. Mas nada que 6 meses ou 1 ano de depreciação tecnológica não resolvam.