Canon Powershot G10

Sendo um grande entusiasta por fotografia e por possuir uma câmera profissional, um grande problema que sempre encontrei é levar o meu kit de fotografia para todo lugar. Por conta disso sempre sempre possui máquinas do estilo “point-and-shoot”, pequenas e fáceis de carregar pra todo canto sem ter que levar aquela mochila imensa. O problema é que ai sempre surgem as frustrações, pois essas câmeras têm um conjunto óptico limitado e com isso a qualidade das fotos deixam muito a desejar, principalmente em ambientes pouco iluminados ou fotos noturnas. Fora isso, essas câmeras não costumam permitir que as configurações sejam feitas de forma manual, o que limita ainda mais o resultado esperado das fotos e também não possuem a capacidade de fotografar em RAW.

Por conta disso resolvi partir pra linha “prosumer” que apesar de custarem consideravelmente mais que as máquinas comuns, elas possuem a flexibilidade que esperamos de uma câmera DSLR em um pacote compacto. Escolhi a Canon Powershot G10, primeiramente pelo meu equipamento DSLR já ser Canon e já estar acostumado com os produtos dessa marca. Outro ponto importante é que a G10 permite a utilização de flash externo (flashgun) e como já possuo um da Canon, pude unir o útil ao agradável.

canon_g10_front_back

A Canon Powershot G10 é uma câmera impressionante. Os controles manuais permitem que você ajuste a velocidade do obturador, abertura, ISO, compensação de exposição e o foco. Todos esses ajustes podem ser feitos através de diversos controles giratórios e botões espalhados por toda a câmera. É claro que isso evita que a câmera tenha aquele aspecto “clean”, logo a G10 não é uma câmera bonita esteticamente, mas essa característica facilita muito os ajustes,  uma vez que não precisamos ficar entrando em diversos menus para selecionar cada um dos ajustes.

Além dos controles manuais, você pode utilizá-la em modo automático baseado em presets já configurados de fábrica ou presets customizados pelo usuário. Levando menos de 1 segundo para ligar e a alta velocidade do zoom e de foco, a G10 é muito rápida para que você não perca nenhuma foto. A tela de 3″ é brilhante e de ótima resolução, mesmo quando o sol está forte. De qualquer forma se você não quiser utilizar a tela, a G10 possui um viewfinder que apesar de pequeno cumpre a sua tarefa.

Com um sensor CCD de 14.7 megapixels e o processador DIGIC-4, as qualidades das fotos são excelentes. O zoom óptico de 5x poderia ser maior, mas mesmo assim oferece um range interessante e o controle de Image Stabilization garante que as fotos não saiam tremidas, mesmo em situações com pouca iluminação e velocidade baixa. As fotos macros também são muito claras e nítidas com os detalhes muito bem definidos.

g10-up

É claro que nem tudo é perfeito e o ruído atrapalha um pouco com ISO altos, mas podem ser minimizados com fotos feitas em RAW. O único problema é o trabalho de processamento para se obter a foto final, mas a qualidade compensa. Para se ter uma idéia, cada foto em RAW fica com cerca de 15Mb, logo um cartão SD grande é imprescindível.

Pra finalizar temos o tamanho. Apesar de ser considerada uma câmera compacta, de compacta ela não tem nada. Ela é bojuda e inclusive é difícil encontrar uma capa que sirva nela. Ou seja, se você pretende colocá-la no bolso da calça e sair por aí pode esquecer, mas como ela vem com uma correia igual as utilizadas nas DSLRs, é mais fácil pendurá-la no pescoço mesmo.

Abaixo, veja as especificações da Canon Powershot G10:

  • Sensor CCD de 14.7 Megapixels
  • Lente grande angular (28mm) com zoom óptico de 5x e estabilizador de imagem
  • Suporte a fotos em RAW e DPP
  • Processador DIGIC-4
  • Tecnologia anti-desfocagem
  • Detecção de rostos AF/AE/FE/WB, e seleção de rosto e timer de detecção de rosto
  • Tela de 3.0” PureColor LCD II (461 mil pontos) e viewfinder óptico
  • i-Contrast para aumentar o brilho e manter os detalhes em áreas escuras
  • Controles dedicados de compensação de exposição e ISO
  • 26 modos de disparo com controles manuais e pré-definidos
  • Vídeos VGA em 30fps

Em breve estarei postando algumas fotos tiradas com ela na galeria de fotos.

Sobre: Marcus Trotta

Meu nome é Marcus Trotta, sou empresário e trabalho com tecnologia na área de segurança da informação. Por trabalhar nessa área, pode-se dizer que sou aficionado por tecnologia e qualquer coisa que diz respeito a internet, gadgets e afins.

One Reply to “Canon Powershot G10”

Deixe uma resposta